Projeto Cultural Caminhos de Pedra

 

     “Museu Vivo” da Colonização italiana onde ainda conservar-se casas em pedras, madeiras e tijolos, algumas com mais de cem anos, neste passeio é possível visitar internamente e externamente algumas casas, vivenciar os costumes e o dialeto vêneto dos moradores, provar produtos derivados de leite de ovelha, biscoitos coloniais, vinhos artesanais e provar o autentico chimarrão.

 

   Vale dos Vinhedos

 

     O Vale dos Vinhedos está localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, possui 24 vinícolas, uma estrutura de hotéis e pousadas, queijarias, restaurantes e atêlieres, oferece variado roteiro turístico, que vai desde passeio pelas vinícolas, degustação de vinhos até jantares típicos com animação de corais, servido em meio ao ambiente pitoresco e aconchegante das cantinas.

 

   Gramado e Canela

 

     Passeio pela Região das Hortênsias, onde estão localizadas belíssimas paisagens que compõem verdadeiros roteiros de cartões postais.

     Almoço em um Café Colonial. Em Gramado e Canela, é feita visitação a uma fábrica de chocolate caseiro, ao Parque Knorr, ao lago Negro e Joaquina Bier, à Catedral de Nossa Senhora de Lourdes e ao Parque do Caracol.

 

   Maria Fumaça

 

   Um retorno ao passado em um trem a vapor que dura aproximadamente 1h:30 min, passando pelas cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, durante o passeio é realizado shows artísticos e degustação de filtrado doce e suco de uva.

 

   Canyon de Itaimbezinho

 

     O parque nacional do Itaimbezinho fica localizado na serra geral ao norte do estado, 160 km de asfalto e 45 km de chão batido (estrada ruim). Lá visitaremos o canyon (fenda na pedra de 700 metros de profundidade com aproximadamente 200 metros de largura), algumas cascatas de rios que caem para dentro do vale profundo que vão desaguar no mar a alguns quilômetros do local.

     A caminhada ao verter dura 40 minutos. Outra caminhada ao longo da abertura dura cerca de três horas. Total do percurso: um dia.

 

    Veranópolis

 

   Entre vales e altos montes encontramos um local de extrema beleza cercado por uma paisagem exuberante. A 25 km de distância da cidade, está situada a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos, o vale destaca-se também pelas cachaçarias, plantações de frutas cítricas e pelo Pólo de Aventura Rio das Antas.

   O visitante poderá observar as águas formando uma enorme “ferradura”, considerado um dos cartões postais mais belos de Bento Gonçalves alem de uma belíssima paisagem ao longo do passeio. Terra da Longevidade, a cidade possui uma qualidade de vida invejável a nível nacional, destacamos também a gastronomia, religiosidade, atrativos naturais e arquitetônicos.

 

    Nova Petrópolis e Caxias do Sul

 

      Caxias do Sul a maior cidade da Rota Uva e Vinho. Realiza a cada 2 anos, a tradicional Festa da Uva. Seus principais pontos turísticos são: Igreja São Pelegrino, com as majestosas pinturas de Aldo Locatelli, Museu Casa de Pedra (construção típica dos primeiros imigrantes italianos) e o Monumento Nacional ao Imigrante.

    No Parque de Exposições da Festa da Uva, visitaremos o cenário e a réplica da primeira Rua de Caxias do Sul, retratando a história da imigração italiana a partir do ano de 1875. Nova Petropolis onde estão localizadas belíssimas paisagens que compõem verdadeiros roteiros de cartões postais:a Praça das Flores e ao Labirinto Verde, Parque da Aldeia do Imigrante. Almoço tardio no Café Colonial.